quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

...A Parábola da Semeadura e a Boa Terra...



"Tendo Jesus saído de casa, naquele dia, estava assentado junto ao mar; E ajuntou-se muita gente ao pé dele, de sorte que, entrando num barco, se assentou; E toda a multidão estava em pé na praia. E falou-lhe de muitas coisas por parábolas, dizendo: Eis que o semeador saiu a semear. E, quando semeava, uma parte da semente caiu ao pé do caminho, e vieram as aves, e comeram-na; E outra parte caiu em pedregais, onde não havia terra bastante, e logo nasceu, porque não tinha terra funda; Mas, vindo o sol, queimou-se, e secou-se, porque não tinha raiz. E outra caiu entre espinhos, e os espinhos cresceram e sufocaram-na. E outra caiu em boa terra, e deu fruto: um a cem, outro a sessenta e outro a trinta. Quem tem ouvidos para ouvir, ouça." (Mateus 13)


 Sempre acreditei na política da bondade. O crente tem de ser uma boa pessoa, tem de ser exemplo de bondade. Entendo que os Frutos do Espírito são nada menos que a expectativa do Senhor para conosco na paz, no amor, na mansidão e todas as demais obras. Por isso sempre busquei nas pessoas as boas obras, busquei graça, cordealidade e amor com despreendimento.

Entretanto, na minha Vida, existe uma pessoa que muitas vezes feriu essa visão em mim. O que acontece é que, na individualidade do evangelho, cada um de nós é livre pra desenvolver sua fé e frutificar a partir dela na área em que julgar necessário. Portanto essa pessoa ainda possui suas dificuldades com os Frutos do Espírito e eu, na quelidade de bom cristão, tive de aprender a lidar com isso.

Nunca vou me esquecer das palavras de uma grande amiga, da minha época de seminário, no contexto de uma determinada conversa dizendo assim: 'As vezes você vai achar que estão abusando de você e vai ser neste momento que você vai ter de escolher por abusar do outro ou não'. A Ecleyse nem sabia, mas estava plantando em mim uma boa semente! Muito me doí, muito chorei e muito errei por causa desta cituação, como é difícil lidar com a diferença das pessoas, a diferença do evangelho sendo vivido nelas.

Um dia, enquanto lia a passagem de Mateus 13, Deus resolveu esse problema pra mim. A Parábola da Semeadura fala dos tipos de terra existentes no coração do cristão, fala das más terras, de como as sementes não conseguem crescer e fala do principal: A terra boa. A semente lançada sobre a terra boa produziu a cem por um, a sessenta por e a trinta por um, ou seja, nem todas as sementes produzem a cem por um.

As vezes nos deparamos com as pessoas e suas dificuldades frente ao evangelho. Nós questionamos essas pessoas, questionamos o evangelho vivido por elas. Mas a Bíblia fala que nem toda semente produzirá a cem por um, ou ainda, toda a semente que produz menos de cem por um ainda está plantada em boa terra. Acredito que é fácil você perceber que meu problema com aquela determinada pessoa da minha Vida foi resolvido em um versículo.

Eu tenho aprendido a conviver com as pessoas e com o seu evangelho. Sim, existem coisas que cabem dentro do meu evangelho e não cabem dentro do evangelho alheio, assim como existem coisas que cabem dentro do evangelho alheio e não cabe no meu, não me serve, não me acrescenta. Tenho aprendido que, talvez, eu tenha sido chamado pra frutificar a oitenta por um e o outro a frutificar quarenta por um. É claro que o peso pra mim será maior, é claro que meu evangelho pesará mais, será mais cobrado, terá de estender mais graça, porque isto sou eu produzindo e não o outro.

Entendi que é por isso, que por vezes, somos chamados de 'radicais' ou 'relapsos', que é por isso que existem 'petencostais' e 'tradicionais' e é por isso que o reino dos céus trata com todas essas pessoas, porque Deus é um Deus que lida com todas as pessoas. Uns são chamados pra usar saia e cabelo grande, eles entendem e desenvolvem a sua fé com a vestimenta, e outros são chamdos pra usar piercing e tratar com travestis. Cada um frutifica o quanto tem de Deus, o quanto consegue absorver de Deus, e todos vão para o céu, todos são terra boa, todos são bons cristãos, todos estão desenvolvendoa fé.

Nenhum comentário:

Postar um comentário