sexta-feira, 5 de junho de 2009

"Onde estás?"


"...E chamou o Senhor Deus a Adão e disse-lhe: Onde estás?"
Gênesis 3:9
O início da vida é uma das coisas mais importantes na história. Ele pode revelar coisas que falem muito mais profundo do que, talvez, todo o conteúdo da própria vida. Já se dizia que: "...um bom ou um mal começo pode dar todo o resultado da obra final". É, um começo diz muita coisa.
Talvez, possa-se imaginar aquela manhã, ou final da tarde. Em fim, como preferir. Eva próxima da árvore do fruto do conhecimento do bem e do mal observa, seu fruto tão misterioso, ainda mais com tantas as indicações da serpente, será que seria tão mal assim?, será que realmente seria morte?, num romper um pedaço é tomado, um gosto frio na boca, sedutor e perturbador, gostoso até, e no fim, nem matou assim como foi dito. Adão deixa-se envolver, naquele momento de prazer na carne e um sentimento de confusão se deixa aparecer, na verdade, sentimento de vergonha mesmo, e aí veio o conhecimento da nudez.
Rapidamente folhas foram costuradas umas as outras e postas sobre o corpo, no meio da fuga da vergonha ouve-se uma voz: Onde estás?, e meio sem saber como, Adão diz: estou nú. Logo o Senhor entende que o homem se corrompeu, e sem outra alternativa faz-lhe roupas de peles de animais e despede-os com a sentença de que jamais tornariam alí. Concertesa as manhãs nunca mais foram as mesmas, a vida agora era outra, entretanto a necessidade por Deus, ainda era a mesma.
E assim as coisas foram se sucedendo, quanto mais Deus amou o homem, mais o homem se corrompeu, mas se afastou de Sua face... e sacrifcavam a baalins queimavam incenso às imagens de escultura. Entretanto o Senhor, com cordas de amor os atraiu, veio para eles tirando de sobre suas costas o jugo os dando mantimento, como Ele os deixaria?, como os entregaria?, e por fim Deus revela o Seu coração mediante tudo isto dizendo que estava aceso de pesar (Oséias 11). Como o homem se escondeu, como tem se escondido, como tem se ocultado.
Passaram-se séculos, dias, anos e o amor... o amor pelo Senhor. São tantos os deuses, na verdade, o homem não tem tempo mais para o Deus real, e, assim tem levantado substitutos para o seu vazio, tem estado longe, tem se escondido de Deus, foi tão fácil esquecer de Pedro e "Para onde iríamos Deus, se só Tu...", tão fácil se esquecer de Simão cirineu com a Cruz no caminho para o Golgota, tudo caiu ao vão. Mas Deus, nobre como é, Fiel e Justo, está aí, esperando que se levantem os corajosos, os atrevidos, aqueles que se rendem, se entregam, levantam bandeira branca para o seu amor, que se deixam ser curados, que entendem com corpo alma e espírito que desde o início Ele tem amado, tem buscado relacionemento, tem estado aí para ser o suficiente à ansiedade do vazio.

2 comentários:

  1. =)

    "Onde estamos hein?
    Por onde tem andado nossos pés?
    Qual tem sido o nosso caminhar?
    Onde estamos?

    Precisamos de Deus...
    Precisamos precisar de Deus...
    E não apenas precisar...
    + compreender isto...
    Se não a vida é vã...
    Os dias passam...
    E a morte vem..."

    Ps.: Palavra vinda de tempos em Deus, tempos de luta por os de minha casa, tempo de gerar necessidade em oração, do clamar a Deus: "nos encontre, vem nos salve."

    ResponderExcluir
  2. Esquecer de Deus é tao facil para nós. Criticamos tanto o povo do Egito, mas na realidade somos iguais a eles, quem sabe, ate pior.
    O q me impacta mais, é que mesmo assim Deus ainda nos ama e sempre estar com os Seus braços abertos pra nos acolher.

    Que amor é esse?

    ResponderExcluir