terça-feira, 2 de agosto de 2011

...O jugo...




Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração, e encontrareis descanso para a vossa alma.




Mt 11: 28.29








Cansados e oprimidos, quantos de nós não andamos assim? Cansados do fracasso, oprimidos pelo pecado, com as emoções aos frangalhos... E como dói. Todo mundo no mundo tem alguma coisa em si mesmo que não gosta, e, quando nos convertemos trazemos tudo isso para dentro da realidade de Deus. As vezes esse 'tudo isso' já faz tão parte de nós que nem damos conta de que ele está ali, e ali permanece, sem ir embora.








Nesse lance da renovação da nossa mente na caminhada com Cristo aprendi a desfazer-me do aparente. As expectativas no visível esperando pela satisfação que o harmonioso traz já foi embora de mim, pois satisfação para o cristão tem de ser Cristo. Entretanto há essa 'crise' que os existencialistas cristãos vivem todos os dias na pele. Esse paradoxo do 'já e ainda não' mexendo com as estruturas humanas.








A tentação tem vários perigos, e talvez o mais destrutivo deles seja a opressão. A tentação tem essa atitude de querer nos oprimir, nos coloca diante de nosso espelho espiritual e fica berrando dentro de nós que estamos mais magros do que devíamos: "Olha só essas costelas aparecendo, e esse rosto fino? Você não vê como não está saudável, subnutrido? Deixa de ser ridículo, porque você nunca vai chegar lá, no ideal de Cristo!" Ela agarra nossos cabelos pela nuca e fica nos esfregando contra o espelho, na esperança de nos deixar depressivos espirituais, sem ação e reação.








Esse joguinho emocional é tudo que a tentação tem contra nosso espírito. Ela sabe que reagir contra o pecado, em grande parte, é dever nosso. Renovar a mente está em encher-se de Deus, e encher-se traz o domínio próprio, a doce consolação que o Espírito nos dá. Tudo isso parte do princípio de ir a Deus... de ir.








O título da passagem do 'Vinde a mim...' tem por nome: O jugo de Jesus. Jugo, aquela coisa nas costas que os bois usam para levar a carroça. A finalidade do jugo é fazer com que os animais caminhem juntos, alinhados e focados para o lugar que estão indo. São quatro patas caminho para o mesmo fim, elas precisam de ser um só. Nessa passagem Jesus convida aquelas pessoas a virem para o seu jugo. Ele ainda diz que isso é um segredo revelado aos pequeninos, em outras palavras: Aproveitem o convite galera! Não é pra todos.








Ir pra Jesus é pegar as quatro patas da carne e colocar do lado direito das do espírito, depois pegar as quatro patas da alma e colocar do lado esquerdo. É não ceder quando uma delas incomodar, ensinando a humildade e mansidão. Aquilo que essas três criaturas estão carregando é a sua Vida, ela não pode ir pra qualquer lugar, o Senhor já está a esperando lá no fim, é necessário aprender isso.








E finalisando essa reflexão eu termino com a promessa do descanso, o descanso pra nossa alma. A tentação é tão ostil, violenta, ardilosa, usa dos subterfúgios mais mesquinhos e mentirosos que podem ser usados. Jesus não é assim, Ele usa do fardo leve e suave, renova nossa mente, liberta nossa alma, sara as feridas. Espero de coração que esta unção alcance você, esteja onde estiver. Não vale a pena se desgastar em ressentimentos... O jugo de Jesus traz descanso... Descanso pra nossa alma.

2 comentários:

  1. É, me sinto liberto galera...
    Liberto pra perdoar mais, pra tolerar...
    Pra conviver comigo mesmo quando errar...
    Em fim...Livre!

    Deixo aqui pra vcs as outras fontes (Além do devocional de 01/08 em Mateus) que me inspiraram até esse resultado...

    Testemunho Priscila Coelho:
    http://www.youtube.com/watch?v=M41HmKgV-yM

    Mensagem Nívea Soares:
    http://www.youtube.com/user/Alcibiades232#p/u/36/NxVAMKURNsc

    Testemunho Eyshila, Liz Lane e Fernanda Brum:
    http://www.youtube.com/watch?v=y23p4cdLSQs

    Abraços........................

    ResponderExcluir
  2. Ai amigooo como amo passar aki, smpre sou confrontada, questionada mas consolada tbm! Que palavras simples e profundas! E o viver com Deus é assim....! Amo vc! Mtaaaa mtaaa mtaaa saudade! ;D

    ResponderExcluir