sábado, 27 de junho de 2009

"A tristeza de Jeremias"

"Bom é para o homem suportar o jugo na sua mocidade; assentar-se solitário e ficar em silêncio; porquanto Deus o pôs sobre ele.
Ponha a boca no pó; talvez assim haja esperança.
Dê a face ao que fere; farte-se de afronta
Porque o Senhor não rejeitará para sempre.
Pois ainda que entristeça a alguém, usará de compaixão segundo a grandeza das suas misericórdias."
Jeremias 3:27 à 32

Sabe, as veses Deus nos convida para um desafio bem maior do que nós mesmos. E nem temos outra escolha, nos curvamos à Ele e nos calamos, não há o que falar, e nem podemos dizer algo, simplesmente vivemos os dias reafirmando nossa obediência nos atos, o que, é mais além que as emoções e o coração.

Lamentações é um livro muito interessante. Nobre em cada palavra, é um livro que nos ensina a deixar Deus reinar sobre nós. Alí vejo Jeremias clamando por mais de Deus, o vejo chorando lágrimas de prisão, de opressão, de dor, tudo isto como resulato de um envolvimento com o pecado. O mais interessante em tudo isto é que Jeremias não estava em pecado, ele não havia levantado altares à falsos deuses, ele não oprimia os mais fracos, ele não mentia diante da congregação, não negociava os valores divinos, ele não se misturava com o mal, no entanto as lágrimas com as quais nos deparamos alí são suas, a lamentação e dor que encontramos alí vem do coração de Jeremias.

Podemos ver também o quanto o profeta foi afrontado, o quanto esteve só, desamparado, o quanto foi humilhado, mal compreendido, chegando ao extremo de ir parar na prisão. E é então que se pararmos para atentar para os seus dias, aprenderemos sobre um novo nível de rendição a Deus, aquele em que Ele não se comove com nossas lágrimas, e, mesmo que se comova, ainda assim não faz nada, pois este é o tempo de passarmos pela dor, pelo silêncio e pela resistência, pelo o jugo humano. Este é o tempo no qual choramos, nos desesperamos, nos atrapalhamos emocionalmente e até espiritualmente, a compreensão foge de nosso controle, e a única coisa com a qual podemos nos confortar é saber que este, apesar de turbulento, é o tempo de Deus pra nós.

É a hora que podemos levantar os olhos e olharmos pra cruz, onde devemos prestar bem atenção nas marcas dos cravos, nas manchas de gotas de sangue e lembrar que antes de irmos para este tempo, alguém lá atrás foi por nós. Isto traz forças às nossas pernas, firma os nossos passos mais uma vez, pois Deus " ...não aflige nem entristece de bom grado aos filhos dos homens" (Lm3:33) e em algum momento usará de misericórdia para conosco, isto em amor, a sua essência em intenssidade. Por isto compartilho esta palavra com você, pois se, como eu, você tiver de chorar, tiver de ultrapassar seus limites, tiver de se curavar, literalmente, à humanidade de outro faça valer a pena, sim, faça valer cada minuto de dor a pena, deixe Deus reinar sobre você naquele momento, ultrapasse e vá adiante, pode ser que você nem seja recompenssado por isto, mas ninguém vai poder dizer que você não rompeu limites, pois as barreiras que se levantam para te parar terão sido inúteis.

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Gosto muito de lembrar de Jeremias. Sei que ele passou por muitos momentos dificeis na sua vida, mas mesmo assim, não regeitou a Deus e nem o questionou. Apesar do seu sofrimento sempre se lebrava do Senhor, sabendo que Ele é fiel para queles que espera a Sua salvação.
    Até nos momentos de dor temos que deixar Deus governar nossas vidas.

    ResponderExcluir