terça-feira, 19 de outubro de 2010

"...Jeremias 17..."

'Assim diz o Senhor: Maldito o homem que confia no homem, e faz da carne o seu braço, e aparta o seu coração do Senhor ! Porque será como a tamargueira no deserto e não sentirá quando vem o bem, antes, morará nos lugares secos do deserto, na terra salgada e inabitável.'

(Jr. 17:5-6)




Conheci um garoto cheio de Deus, um menino franzino de apenas onze anos de idade, mas que já havia provado do Batismo no Espírito, que já havia descido às aguas e que buscava no Senhor, manter um tempo de meditação todos os dias na sua Vida. Conheci também um jovem, um rapaz marcado por muitas dores e feridas, mas que com muita garra subsistiu a tudo isso, conseguiu se manter nos caminhos do Pai, e, ao entender que sua Vida podia ter um sentido maior no Reino, fez as malas, saiu do meio dos seus e foi passar por um tempo de vivência com Deus, chorou muito, se humilhou, confessou e se arrependeu, tornou a sonhar, mas desta vez, ele sonhou os Sonhos de Deus.



É, se nós olharmos para trás, para a jornada de nossa Vida vamos perceber, nos detalhes, a intervenção de Deus em nós, são tantas as experiências, os livramentos, é tão firme a cura e a restauração, nós definitivamente fomos deformados na carnalidade e inclinados ao estereótipo de Deus, agora temos dentro de nós os sonhos do Pai, e justamente por isso devemos aprender a lidar com eles. Em meus dias percebi um certo teor de 'violência' em meu coração, isto, devido ao tribunal que carregamos firmemente dentro de nosso ser. Deus nos dá um sonho, muda o nosso caráter e nós saímos por ai querendo que tudo concorra para o realizar disso tudo, esperamos o apoio das pessoas, a compreensão da Vida e a criamos todo um ambiente para o nascimento desta promessa.



Em Jeremias 17 nos deparamos com um 'senhor discurso' de Deus, Ele vem falando sobre as mentiras que haviam no meio de Israel, só porque eram nação escolhida não admitiam passar por um tempo de tratamento vindo do Pai, tudo porque a nação se fixou na promessa, sabiam que teriam Deus à seu favor, que eram povo eleito, adquiridos por direito no Senhor, havia toda uma glória em volta disso tudo, de modo que não conseguiam se equilibrar na verdade de que, como todo mundo passariam por tempos de tribulação, e não necessariamente gerados pelo maligno, mais alguns, vindos como ensinamento da parte do Pai.



E como Israel, a nós são confiados sonhos, olhamos pro passado e percebemos o desenho de Deus, ele aponta para um futuro onde vivemos a Sua vontade, onde tocamos com nossas mãos os corações que, Ele mesmo, não pode tocar ainda, onde frutificamos para a Sua glória e sentimos que estamos no caminho certo, fazendo a coisa certa, no tempo certo de Deus, entretanto precisamos buscar o equilíbrio que vem do alto, a sustentação que vem de Deus, pois a verdade na vontade Dele pra nós é que os sonhos de Deus não podem ser maior que a nossa devoção a Ele no viver, o ansiar do Senhor à nosso respeito jamais vai nos tirar do lugar de paz e amor que há Nele, jamais nos permitirá julgar as pessoas por falta de apoio, jamais nos dará margem para desconfiar de Seu inabalável caráter e confiar nas terríveis circunstâncias, a Vida é construída dia após dia, não é apenas viver, os sonhos de Deus são realizados degrau a degrau, as dificuldades não podem nos trazer pra um tempo depressivo espiritual, não existe greve de Deus, não existe o ignorar a dor e ficar apático à tribulação, isso seria confiar em seu próprio braço, seria ser maldito por perder o foco do Senhor, por isso mesmo nos voltamos à Deus porque somos árvores verdes que não receiam o calor e no ano de sequidão não deixam de dar frutos(Jr. 17:7-8).

3 comentários:

  1. Olá Netinho, como vai?

    Esta passagem tmb nos ensina sobre "Não confiar plenamente no homemem". Mas aqui Jeremias está falando de confiar em nós mesmos, achar que nosso esforço é que conquista coisas e alcança objetivos. Maldito o homem que confia no homem (nele mesmo, na sua força e nos seus braços). Nossa tendência é jogar para o outro essa msg, mas na verdade, é para nós mesmos.

    Fique na paz de Cristo e sonhe mesmo, sonhe os seus sonhos e tmb os Sonhos de Deus!!!

    Bjs

    ResponderExcluir
  2. (Retratando)
    Talvez eu não tenho falado como devia no post à cima...
    Mas, a minha intenção era justamente compartilhar essa dificuldade do confiar no Senhor, e, não no homem...
    Na minha visão de carne....
    Na minha tendência em idealizar um caminho para a vontade de Deus na minha Vida, e,colocá-la à cima da minha devoção à Ele sem mesmo sentir...
    Deixando que as minhas 'coisinhas pequeninas' atrapalhem o meu confiar no Senhor...Tirando o louvor de meu coração...
    Porque as circunstâncias fazem o trabalho delas muito bem...
    Quem escolhe desconfiar do caráter do Senhor sou eu...Justamente por idealizar um caráter pra Ele de acordo com minha limitação...
    Tratando as coisas externas de acordo com o meu 'olhar', confiando em meu julgamento e não no Senhor...
    Porque quando confiamos Nele, não nos importamos com o nosso 'olhar'...


    Valeu Karla...Valeu mesmo.....................

    ResponderExcluir
  3. Oi Netinho....

    Como sempre vc foi usado por Deus pra falar comigo.

    Deus falou pra mim sobre isso cerca d 1 hora atras. Lembrei d algo q falei pra minha líder: "Se for da vontade d Deus, será". Essa afirmaçao fez com q inicia-se um processo na minha vida q ta durando mais d um ano.... A famosa crise.

    Qualquer coisa q sai dos nossos planos temos a tendência de desconfiar d Deus.

    Bendito o homem que confia no Senhor....

    Confiar é algo muito dificil, principalmente quando estamos esperando a porta se abrir.

    Obrigada Netinho.

    Que possamos exercitar nossa confiança nesses momentos dificeis.

    Abraço e saudades!

    Mel

    ResponderExcluir