quarta-feira, 4 de abril de 2012

...Fé Pensada I...

"O conhecimento é indispensável à vida e ao serviço cristão. Se não usamos a mente que Deus nos deu,condenamo-nos à superficialidade espiritual, impedindo-nos de alcançar muitas riquezas da graça de Deus. Ao mesmo tempo o conhecimento nos é dado para ser usado, para nos levar a cultuar melhor a Deus, nos conduzir a uma fé maior, uma santidade mais profunda, um melhor serviço. Não é de menos conhecimento que precisamos, mas sim de mais conhecimento, desde que o apliquemos em nossa vida."
STTOT, Jhon R. W. Crer é também pensar. A importância da mente cristã. Trad. Milton Azevedo Andrade. Sexta impressão. ABU Editora. São Paulo, SP. 1994.

Alessandra Arce, Alfredo Bosi e Karl Marx... São estes com quem tenho me deparado nos últimos dias. Imagino que ao citar três personalidades do campo científico surja uma leve frustração, ou certa surpresa, no 'eu divagante' do leitor. É verdade que o Marxismo prega contra a existência de Deus, que tal ideologia admite o homem como centro da própria vida... Mas é verdade também que o Marxismo tem determinadas afirmativas verdadeiras, porém marginalizadas pela Igreja.

Desde os primórdios o homem tem essa necessidade por Deus! Ele buca Deus, sente falta de Deus e crê em Deus. Entretanto, desde os primórdios também tem necessidade por conhecimento, pela maestria ou pelo entendimento. Partindo dos princípios cristãos encontramos Adão no Éden se relacionando com Deus, e, ainda um pouco antes, encontramos Deus formando a humanidade à sua imagem e semelhança. É claro, na passagem, que Deus criou o ser humano para relacionamento, e para tanto, dotou-o com peculiaridades próprias, dentre elas a psiquê. Partindo da cientificidade percebemos, nos recortes do tempo da humanidade, que a crença é inerente à raça humana... Zaratustra, Hera, Zeus e tantos outros deuses nos mostram essa necessidade pelo divino. Em contrapartida, ao olharmos para o que é chamado de Berço Grego encontramos a ciência, a busca do homem por explicações concernentes ao biológico, matemático e filosófico da vida.

Para muitos o cristianismo, ou a pessoa de Cristo, lida e deve lidar apenas com o que é transcendente! A Igreja é espiritual, é quem entende de hostes espirituais, quem detém o conhecimento das feridas da alma, quem monopoliza a redenção ou a operação de milagres. Portanto não se mistura com o científico: Aquilo que detém explicações sobre o natural, a perecível vida terrestre. É como se o cristão vivesse num mundo à parte, apesar de usufruir do planeta Terra, de alimentar-se da sociedade e de sua estrutura o cristão é uma 'casta privilegiada' no mundo, tem o quesito DEUS.

Não acredito que a Igreja deva tornar-se Marxista, muito menos Científica... Não acredito que a ciência por si só seja suficiente, acredito no exercício do culto racional. Apesar de muitos restringirem o culto ao momento de solitude devocional, ou ainda, ao momento de adoração comunitária, ouso dizer que no convívio social,  no ordinário do cotidiano, o cristão vive um culto a Deus. A nomenclatura Culto vem do latim Cultus que tem a conotação do cultivar a Terra, posteriormente essa raiz originou a palavra Cultura, pois a Cultura é o exercício do cultivar-se por dentro, resumindo: Cultura é o resultado das memórias que um determinado meio possui de si mesmo. Ao intertextualizarmos esse conceito com a proposta do Culto racional percebemos que cultuar a Deus é cultivá-lo em nosso coração, isso, em todo e qualquer meio.

O chamado de todo cristão está no Ide... " Ide e pregai o evangelho a toda a criatura..." Mas o anuncio do evangelho só é possível a partir de uma experiência real com ele, uma experiência que leve-nos a cultivar o Pai em nós, a Cultua-lo. O Cultivar Deus na nossa cultura, no nosso contexto social é tão importante quanto cultivá-lo em nós... Perante isso a ciência tem suma importância, é necessário ouvir sua proposta, entender o que ela diz, pesar seus questionamentos. É importante que o cristão alcance a erudição, que alcance a persuasão e a argumentação ( assim como fez Paulo no discurso diante das autoridades), pois se é necessário dispor de toda uma linguagem para alcançar um determinado meio, que seja então! É preciso ser Igreja em todo o tempo. Deus abençoe a todos nós.

3 comentários:

  1. Respostas
    1. Eu sei q. foram só 4 palavrinhas...+ com certeza elas me faram continuar...Pois se este blog existe, se as reflexões aqui pensadas fazem parte desse todo, isso tem participação sua Prof° Renatinha, pela coragem em insistir em mostrar-nos a verdade bíblica! Obrigado pelas palavras.

      Excluir
  2. Ótimo! Realmente deves continuar! Tenho vindo sempre aqui pq gosto de suas postagens!

    Apareces em Panos e Art e participes do sorteio

    http://panoseart.blogspot.com

    Abraços

    ResponderExcluir