quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

...O resultado de 2010...



"...Os que semeiam em lágrimas ceifarão com alegria..."




Salmos 126:5



Eu estava no pátio da Igreja com as mãos no bolso, olhando para os fogos colorindo a escuridão da noite, orando a Deus. Na Igreja não estavamos num grupo de muitas pessoas, e, especialmente neste ano não fariamos festa alguma. O tão temido ano de 2010 já se finalizava pra mim, e a sensação de um novo ciclo na minha Vida já pairava sobre meu coração. Em nossa Igreja temos o costume de, exatamente às 24:00hs, nos ajoelharmos em oração entregando o ano que se passou e também consagrando o novo tempo por vir.








Mas eu estava lá no pátio em meio aos fogos orando a Deus, e quer saber? Eu aprendi a lição de todo o ano de 2010 exatamente no seu final, especificamente entre os fogos dourados e rosados. O que aconteceu foi o Senhor juntando o Salmo 126 às minhas lágrimas e inquietações do decorrer de todo o ano. Lembro que, logo em Outubro as coisas ficaram tão vazias pra mim, é como se não houvesse restado mais nada pra 2010, não havia nada mais pra absorver, as lágrimas já se secavam e a tolerância, paciência e longanimidade já estavam à beira do caminho. Esperar mais pelo quê? Era a minha pergunta, pedacinhos de mim já estavam espalhados por toda a trajetória de um ano muito difícil, e eles haviam ficado ali, simplesmente lá atrás, no chão.








Estes últimos três meses foram ignorados por mim, eu sabia que disto eu dava conta. Eram apenas os três restantes e 'incovenientes' últimos meses, que me separavam do 'novo' do ano novo, eu não podia os dar o luxo da minha sensibilidade. Eu não falei, eu não comentei sobre eles pra Deus, não reclamei, não exitei e resisti, só me arrastei, degustei o que deu e o que não, engoli! Foi tudo o que eu pude fazer, entretanto não era o 'tudo' que Deus queria fazer pra mim.








Algumas semanas antes fui levado ao Salmo 126, e eu percebi uma coisa, eu não devia ter ignorado os últimos meses! A passagem de Salmos fala sobre a alegria da libertação do cativeiro, da maravilha do livramento do Pai, da grandiosidade de ter resistido todo o trajeto de entrar e sair do domínido do inimigo, de ter aguentado firme, de ter lamentado, chorado, perdido o controle emocional e apesar disso carregar a preciosa semente para o lugar de plantio, de ter regado com as lágrimas porque estes com alegria as estavam colhendo.








As vezes as pessoas, na Bíblia, precisaram de lidar com o cativeiro, com inimigo. Por 'n' situações elas tiveram de lidar com a dor e a humilhação, passaram fome, foram açoitadas, violentadas e muitas morreram. Essas pessoas tiveram de lidar com o plantio das lágrimas! O Plantio das lágrimas de oração motivadas pela dor e pela ferida, e neste contexto não se escolhe nada, se vive tudo... Sim, se sente, se dói, se põe diante de Deus, planta e vive o plantio, não há espaços para o ignorar! E foi com isso que eu tive de lidar na maior parte deste ano.






É engraçado como construimos uma concepção firmada no resultado, na colheita com alegria que o Salmo fala, sendo que na verdade, pra colhermos alegremente ainda temos de lidar com o plantio, o tempo que necessário for, é no levar a semente, chorando e andando (vers. 6), plantado nossas lágrimas intercessórias diante de Deus, renunciando nossas 'coisas', abrindo mão da bondade das pessoas e das circunstâncias no tempo de plantio (onde não há espaços para isso) que colheremos com risos. E finalizando tudo isso deixo aqui Eclesiastes 7, onde encontramos versos que dizem: 'Não sejas demasiadamente justo, nem sábio...Não sejas demasiadamente ímpio, nem louco' Em fim, seja perspicaz, seja um humano equilibrado. Ter de lidar com a tristeza, a paciência e a longânimidade à luz da palavra, pode nos trazer sabedoria.

2 comentários:

  1. Oi Netinho....
    Quanto tempo!!!
    Essa sua palavra fala muito comigo.
    O ano d 2010 pra mim foi muito dificil. Essa é a unica palavra q expressa como foi o ano pra mim. Passei por coisas q nunca havia pensado q iria passar.
    Mas como esse salmos traz esperança pra esse ano d 2011.

    Abraço!!
    Mel

    ResponderExcluir
  2. Oi Netinho!

    Uau! Mais uma vez é como se vc estivesse falando sobre mim! HEHehe Tbm passei por tudo isso em 2010 e a partir de outubro tbm comecei a passar por um desânimo avassalador.

    E tudo que disseste é a pura verdade, precisamos seguir, mesmo que com lágrimas, plantando as sementes.

    E em 2011 colheremos com alegria! E compartilharemos dos frutos, dos bons frutos!

    Obrigada Netinho por tanta sensibilidade! =]

    ResponderExcluir